sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020


Vamos de planejamento estratégico?

Você já deve ter ouvido falar sobre este tema, certo?Então vamos refrescar a memória!

Planejamento estratégico (PE), de maneira bem simples é um “esforço” que as empresas tendem a fazer com seus recursos próprios como capitais, funcionários e produtos para que adiante possa atingir um objetivo final.
Se sua cabeça está se perguntando: mas todas as empresas têm o mesmo objetivo? A resposta é não! Os objetivos são diversos, como por exemplo:
        Vender mais;
        Criar barreira para a entrada de novos concorrentes;
        Aproveitar oportunidades de mercado.
A empresa que possui um PE está sempre à frente do seu tempo: consegue enxergar de forma clara um caminho mais rápido e preciso para ganhar seu espaço no mercado e consequentemente terá o seu crescimento muito mais sustentável.





Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/09/01/19/39/chess-433071_960_720.jpg




E então? É chegada a hora de colocar isso tudo em prática! Vamos lá?


Foco para determinar a missão, visão e valores. Se a empresa já possui, melhor ainda!
Estabelecer metas e objetivos a serem alcançados. Afinal saber para onde está seguindo com a certeza do que vai alcançar é um fator primordial.
Analisar o ambiente interno da organização, sempre atento a detalhes como a motivação das pessoas que farão parte dos propósitos da empresa assim como pontos fortes e fracos.
Analisar o ambiente externo, observando com atenção fatores como crise financeira, mudanças de hábito do consumidor final, entre outros
Atentar-se ao público alvo. Sem dúvida é preciso redobrar a atenção ao consumidor final e entender seus hábitos; toda e qualquer informação sobre o seu cliente poderá te colocar a frente em relação aos seus concorrentes.
Saiba definir quais estratégias serão usadas! De acordo com Michael Porter existem três estratégias genéricas; estude qual delas se encaixa melhor pra você: diferenciação, liderança de baixo custo e foco.
Por fim, monitore seus resultados e os analise com frequência para que perceba se deve continuar ou se precisa mudar algo que não ficou tão bem ajustado.


Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2018/03/01/05/46/business-3189797_960_720.png



Bom! Com todas essas dicas ninguém segura um administrador! Com força, foco e dedicação conseguimos ir longe.
“A velocidade do seu progresso não importa. Enquanto estiver avançando, você estará um passo mais perto dos seus objetivos.”  Mohammed Dewji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário