segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Diferença entre liderança e chefia


Você acredita que para comandar uma equipe é necessário ser um bom líder ou um chefe? Ou achava que os dois eram a mesma coisa? Então sentimos em informar que existem várias diferenças entre ser chefe ou líder. É muito comum fazermos confusão entre os dois, às vezes por falta de experiência ou até mesmo falta de tato, mas o fato é que um líder pode ser um chefe, mais um chefe não pode ser um líder.

Ficou confuso (a)? Calma, vamos explicar!!

Existem características que os diferenciam: um chefe tem a tendência a comandar as pessoas, impor ordens e ser autoritário; também é conhecido como centralizador de poder e pensa apenas nos resultados e lucros.
O chefe é temido e não respeitado, os seus funcionários geralmente não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando tiverem dúvidas. O chefe enxerga os colaboradores como subordinados que devem seguir ordens sem pensar no bem estar coletivo de toda organização. Ele nunca incentiva ou motiva, apenas acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário.
Fonte: Pixabay




“A um chefe você obedece; um líder você segue, procura e admira”.
 (
Mario Sergio Cortella)



O líder é muito respeitado por seus funcionários e o respeito decorre da eficiência e não do temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para equipe de conseguir, com todos juntos, alcançar os objetivos traçados. Ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida.

UMA BOA LIDERANÇA PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA, POIS UMA EQUIPE BEM CONDUZIDA E MOTIVADA SE TORNA MAIS EFICIENTE.

E você está mais para ser um bom líder ou apenas um chefe?

Convido você a esquecer essa história de “não tenho perfil de liderança”. TODO MUNDO tem qualidades para liderar: algumas pessoas já são líderes natas e outras precisam se aperfeiçoar, mas a liderança é um papel acessível à todos.


Convidamos você a melhorar suas habilidades de liderança e separamos aqui algumas dicas:
1.      Amplie seus conhecimentos;
2.      Seja cada vez melhor naquilo que faz;
3.      Pare de desperdiçar o seu tempo;
4.      Faça o que ainda não fez;
5.      Coloque seus planos em ação.

Fonte: Pixabay

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.
 (
Abraham Lincoln)

Nenhum comentário:

Postar um comentário