Você
acredita que para comandar uma equipe é necessário ser um bom líder ou um
chefe? Ou achava que os dois eram a mesma coisa? Então sentimos em
informar que existem várias diferenças entre ser chefe ou líder. É muito comum
fazermos confusão entre os dois, às vezes por falta de experiência ou até mesmo
falta de tato, mas o fato é que um líder pode ser um chefe, mais um
chefe não pode ser um líder.
Ficou confuso (a)? Calma, vamos explicar!!
Existem
características que os diferenciam: um chefe tem a tendência a comandar as
pessoas, impor ordens e ser autoritário; também é conhecido como centralizador de
poder e pensa apenas nos resultados e lucros.
O
chefe é temido e não respeitado, os seus funcionários geralmente não se sentem
abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando tiverem dúvidas.
O chefe enxerga os colaboradores como subordinados que devem seguir ordens sem
pensar no bem estar coletivo de toda organização. Ele nunca incentiva ou
motiva, apenas acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário.
Fonte: Pixabay
O
líder é muito respeitado por seus funcionários e o respeito decorre da
eficiência e não do temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor
maneira para equipe de conseguir, com todos juntos, alcançar os objetivos
traçados. Ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma
responsabilidade que deve ser dividida.
UMA
BOA LIDERANÇA PODE TRAZER BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA, POIS UMA EQUIPE BEM
CONDUZIDA E MOTIVADA SE TORNA MAIS EFICIENTE.
E
você está mais para ser um bom líder ou apenas um chefe?
Convidamos
você a melhorar suas habilidades de liderança e separamos aqui algumas dicas:
1. Amplie
seus conhecimentos;
2. Seja
cada vez melhor naquilo que faz;
3. Pare
de desperdiçar o seu tempo;
4. Faça
o que ainda não fez;
5. Coloque
seus planos em ação.
Fonte: Pixabay
“A maior habilidade de
um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.
(Abraham Lincoln)
(Abraham Lincoln)
Nenhum comentário:
Postar um comentário