domingo, 13 de outubro de 2019

Vamos falar sobre Gestão Pública, sim!

Quando se ouve falar sobre Gestão Pública, a maioria já fica com vontade de chorar e logo pensa: “Ah não! Lá vem esse povo falar sobre política de novo”, “Político é tudo porcaria.” ou “No serviço público só tem preguiçoso e puxa saco.” É de se considerar a veracidade parcial de algumas destas afirmações, mas não se pode generalizar. Muita hora nessa calma porque nem tudo está perdido!
Temos acompanhado a incompetência de muitos “gestores públicos” e as graves consequências para a sociedade. É fato que a gestão pública está intimamente ligada à política, pois visa gerir recursos públicos otimizando sua utilização da maneira mais eficiente possível para alcançar o bem comum, mas não é só isso. Uma boa gestão se dá através da prática de teorias e metodologias, não só de articulações políticas.
Nos últimos anos percebemos a evolução e a profissionalização desta área e sabemos o quão essencial é o conhecimento e a formação para qualquer pessoa que ocupe ou vá ocupar um cargo de gestor público. Este cargo mesmo exige diversas competências da Administração e não somente o famoso “QI” (vocês sabem do que estamos falando).
Já foi o tempo em que a única opção era acreditar em tudo que nos era dito, nas promessas feitas e não cumpridas, nos argumentos políticos falaciosos e sem embasamento.


Na gestão pública é fundamenal pensar no longo prazo, nas próximas gestões, definir diretrizes, prioridades e onde alocar recursos; tudo isso consiste no planejamento estratégico. Outra ação importantíssima é a elaboração de políticas públicas, econômicas, fiscais e, para isso, muitas vezes é necessário o desenvolvimento de projetos, determinando os objetivos, cronogramas e os responsáveis pelas entregas; isso é conhecido como gestão de projetos. Os exemplos anteriores demonstram as competências de um Administrador. E agora? É importante ou não a qualificação na área?

Agora já familiarizado com o assunto,  vem cá, reflita sobre alguns pontos: Você gosta de ser manipulado e conduzido como gado? É correto que os outros decidam o destino dos recursos de onde você reside sem prestar contas? Quando você paga seus tributos, é legal que esse dinheiro seja utilizado para outro fim que não o proposto?

Se você respondeu “sim” a alguma destas questões, procure ajuda (nem sei qual profissional indicar). Mas se sua resposta foi “não”, você está no caminho certo e nós da Administração podemos ajudá-lo. Aí você me pergunta como? COM O CONHECIMENTO, É CLARO! COLA COM O ADMINISTRA NA VEIA! QUE TEMOS DIVERSOS CONTEÚDOS SOBRE GESTÃO PARA VOCÊ! Acompanhe através do link: https://cpaq.ufms.br/administranaveia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário