terça-feira, 1 de outubro de 2019

EMPREENDEDOR? EU?


Empreendedorismo e Empreendedor são dois dos diversos temas mais comentados. Você já deve ter ouvido falar nestas palavrinhas que tem se tornado cada vez mais recorrentes no atual mercado de trabalho.

A principal definição que você, leitor, precisa ter em mente é que um empreendedor não necessariamente nasce com características pré-determinadas, mas também pode adquiri-las!

Então qualquer um pode ser um empreendedor?

Mas, afinal, o que é o empreendedorismo?

O empreendedorismo é muito mais do que uma característica de personalidade: significa criar e implementar mudanças, inovações e melhorias seja para um mercado ou um negócio. Geralmente as pessoas pensam que o empreendedor simplesmente nasce assim, dotado de boas ideias. Porém, o empreendedorismo possui um significado mais amplo e no atual cenário ter esse tipo de comportamento é essencial para o sucesso.


EMPREENDEDORISMO X EMPREENDEDOR

São conceitos diferentes, mas relacionados. A “ação” é o que conecta empreendedorismo e empreendedor: se o indivíduo possuir todas as características, mas não escolher agir, colocar suas ideias em prática e batalhar por elas, não chegará a lugar nenhum.

Um conjunto de características do empreendedor é composto por:

o   Criatividade;
o   Iniciativa;
o   Pensamento estratégico;
o   Autoconfiança;
o   Otimismo;
o   Resiliência;
o   Adaptação;
o   Manejo da ansiedade;
o   Desejo de protagonismo.

Acima de tudo, o empreendedor é um indivíduo que corre riscos e possui capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. Em meias palavras é aquele que “dá a cara a tapas”, se joga e confia em seus ideais.

Fica tranquilo(a) se você não possuir as características do empreendedor. Elas podem ser desenvolvidas!!! Cursos, treinamentos, leitura, vídeos são exemplos de fontes de conhecimento que você pode utilizar para formar ou melhorar suas habilidades empreendedoras.

Além das características que compõe o perfil do empreendedor, existem formas e possibilidades de diversas atuações como:

Ø  Empreendedor Corporativo: atua junto à identificação, desenvolvimento e implementação de novas soluções, oportunidades e ações em um negócio ou empresa.
Ø  Empreendedor Social: promove mudanças no âmbito social e é responsável pelo desenvolvimento, qualidade de vida, acesso a cultura, melhorias ambientais e aprimoramentos paras as pessoas.
Ø  Empreendedor Individual: cria novas empresas e garante a sua concretização e desenvolvimento.

As pessoas empreendedoras são aquelas que movimentam o mundo para frente. Não esquecendo que hoje sabemos muito mais sobre nosso universo e contamos com tecnologias mais incríveis do que nossos avós poderiam sonhar. E isso só foi possível com o empreendedorismo!

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é ser um empreendedor pode se juntar a este time. Se tornando um deles, você pode contribuir para o desenvolvimento local, solucionar problemas de forma mais eficiente e ainda promover a seu auto realização! E aí, vai encarar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário